VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

PARTICIPE TAMBÉM DESTE SITE!

MAIS DE 2.000.000 ACESSOS. Muito obrigada, de coração!

ESTE É UM DOS MELHORES E MAIORES BLOGS DE PORTUGUÊS

segunda-feira, 10 de julho de 2017

REQUIS, REQUERIU, REQUEREU: QUAL A FORMA CORRETA?

Quando surge dúvida na conjugação de um verbo, logo procuramos outro, semelhante, o que ocorre com frequência com os verbos requerer e querer, pois seria o primeiro (requerer), derivado por prefixação do segundo (querer). Seria, porque apesar da semelhança, a...


Quando surge dúvida na conjugação de um verbo, logo procuramos outro, semelhante, o que ocorre com frequência com os verbos requerer querer, pois seria o primeiro (requerer), derivado por prefixação do segundo (querer). 
Seria, porque apesar da semelhança, a conjugação dos verbos querer e requerer é diferente, assim como os significados/origem.  
É possível notar a diferença, por exemplo, na conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo (EU): eu requeiro, não requero (requero ou requis, que não existem, teriam similaridade com o verbo querer, eu quero, eu quis).

GOSTOU? COMPARTILHE

Na verdade, requerer não significa "pedir novamente" (re+querer), mas solicitar, pedir por requerimento, reclamar, exigir, determinar.
Evidenciada a distinção, responde-se à pergunta do título: o correto é requereu (ele/ela requereu, pretérito perfeito do indicativo), não requis ou requeriu.
Para facilitar mais a vida, deixo a seguir a conjugação do verbo requerer. Veja que em muitos casos a conjugação dos verbos querer e requerer coincide, como é o caso do pretérito perfeito; o que pode ser enganoso.

Presente
eu
requeiro
tu
requeres
ele/ ela/ você
requer
nós
requeremos
vós
requereis
eles/ elas/ vocês
requerem
Pretérito Perfeito
eu
requeri
tu
requereste
ele/ ela/ você
requereu
nós
requeremos
vós
requerestes
eles/ elas/ vocês
requereram
Pretérito Imperfeito
eu
requeria
tu
requerias
ele/ ela/ você
requeria
nós
requeríamos
vós
requeríeis
eles/ elas/ vocês
requeriam










Pretérito Mais-Que-Perfeito
eu
requerera
tu
requereras
ele/ ela/ você
requerera
nós
requerêramos
vós
requerêreis
eles/ elas/ vocês
requereram
Futuro
eu
requererei
tu
requererás
ele/ ela/ você
requererá
nós
requereremos
vós
requerereis
eles/ elas/ vocês
requererão
Futuro do Pretérito
eu
requereria
tu
requererias
ele/ ela/ você
requereria
nós
requereríamos
vós
requereríeis
eles/ elas/ vocês
requereriam
Subjuntivo
Presente
que eu
requeira
que tu
requeiras
que ele/ ela/ você
requeira
que nós
requeiramos
que vós
requeirais
que eles/ elas/ vocês
requeiram
Pretérito Imperfeito
que eu
requeresse
que tu
requeresses
que ele/ ela/ você
requeresse
que nós
requerêssemos
que vós
requerêsseis
que eles/ elas/ vocês
requeressem
Futuro
se eu
requerer
se tu
requereres
se ele/ ela/ você
requerer
se nós
requerermos
se vós
requererdes
se eles/ elas/ vocês
requererem
Infinitivo
Pessoal
eu
requerer
tu
requereres
ele/ ela/ você
requerer
nós
requerermos
vós
requererdes
eles/ elas/ vocês
requererem
Impessoal
requerer
Imperativo
Afirmativo
requere
tu
requer
tu
requeira
ele/ ela/ você
requeiramos
nós
requerei
vós
requeiram
eles/ elas/ vocês
Negativo
não requeiras
tu
não requeira
ele/ ela/ você
não requeiramos
nós
não requeirais
vós
não requeiram
eles/ elas/ vocês
Gerúndio
requerendo
Particípio Passado
requerido




DEIXE SEU COMENTÁRIO. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR

 

Gostou? Comente, compartilhe, inscreva-se para receber publicações.

Não gostou? Comente. Seu comentário ajudará a mim e àqueles que lerão o texto depois de você.

Me redimo de qualquer deslize, agradeço e tentarei ser melhor, da próxima vez. 


 Obrigada pela visita!

QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG. 

SEJA LEAL. NÃO COPIE, COMPARTILHE.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

CHAPÉU DE PRAIA

MEU QUADRADO

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar ou enviar sugestões.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog